Pela primeira vez, Auriflama disputará Campeonato Brasileiro de Sumô

A competição acontece durante os dias 21 e 22 deste mês na cidade de São Paulo.

O município de Auriflama terá, pela primeira vez na história, representantes no 58º Campeonato Brasileiro de Sumô, organizado pela CBS (Confederação Brasileira de Sumô), que acontece durante os dias 20 e 21 deste mês na cidade de São Paulo (capital).

Para se credenciar para disputar a competição, no dia 25, a cidade recebeu a visita de representantes da entidade para um treinamento de sumô, ministrado pelo mestre Igarashi, referência na modalidade e que há 50 anos ensina o esporte em todo país.

Na mesma data, os líderes da CBS também participaram da inauguração da Arena de Sumô de Auriflama – considerada a maior do Brasil e a maior do planeta, fora do território japonês -, localizada no Ginásio de Esportes, na Vila Cachopa.

Mestre Igarashi e atletas auriflamenses durante treinamento.

No 58º Campeonato Brasileiro de Sumô, a cidade de Auriflama pretende participar com 8 atletas, de acordo com o mestre Eneas Costa. “Esses meninos e meninas estão se preparando para fazer bonito na competição”, explica.

Além do registro histórico para a cidade, a participação marca o retorno da região noroeste paulista ao Campeonato. “Há 11 anos, desde que Araçatuba deixou de participar, nossa região não era representada na competição”, completa, Eneas.

Novidades para 2020

Ainda segundo Eneas Costa, a Confederação pretende organizar uma etapa do Campeonato Paulista de Sumô em Auriflama em 2020. “Eles ficaram encantados com a nossa estrutura e tudo o que estamos fazendo aqui, por isso, trabalham com a ideia de trazer uma competição oficial para cá”, afirma.

Eneas Costa e representantes da Confederação Brasileira de Sumô.

Conheça a modalidade

Sumô ou Sumo (相撲, sumō) é um esporte de luta competitiva de contato no qual um rikishi (lutador) tenta forçar outro lutador para fora de um ringue circular (dohyō) ou tocar o solo com qualquer parte do corpo que não as solas dos pés. O esporte originou-se no Japão, o único país no qual ele é praticado profissionalmente. Ele é geralmente considerado um gendai budō (uma arte marcial japonesa moderna), embora sua definição seja imprecisa, visto que o esporte possui uma história que data de séculos.

Treinamento aconteceu na Arena de Sumô montada no Ginásio de Esportes.

0 Comentários

    Deixe sua mensagem

    Login

    Bem-vindo(a)! Acesse sua conta

    Lembrar Esqueci minha senha.

    Lost Password